A energia solar tem se tornado cada vez mais presente no nosso dia a dia. Segundo dados da ABSOLAR – Associação Brasileiro de Energia Solar Fotovoltaica, a matriz energética solar do Brasil corresponde a 1,7% de toda a energia gerada. Mas até 2050, esses números tendem a subir muito, podendo chegar até 50%.
Ou seja, a energia solar veio para ficar. Por isso, entender como funciona a Energia Solar e como você pode ter em casa é bem importante.
Continue lendo.

Energia solar como funciona?
A energia solar funciona de maneira muito simples e lógica: a partir dos raios de sol, a energia é gerada e convertida para os aparelhos que temos dentro de casa. Ou seja, é preciso que sejam instaladas placas fotovoltaicas no telhado da sua residência para que elas façam a captação da energia.
Depois que a energia é captada, então, ela é enviada para o sistema central. Antes de ser distribuída para os cômodos, a energia passa por uma configuração, de modo que ela saia na voltagem necessária para os itens que você tem dentro de casa.
Quanto mais placas fotovoltaicas você tiver no telhado, mais energia você poderá gerar. E tudo que sobrar dessa energia, será enviado para a rede elétrica comum e você terá benefícios – como créditos de energia e descontos na taxa da conta de luz.
Agora que você já entendeu como funciona a energia solar, veja mais alguns pontos antes de instalar na sua casa/empresa.
Energia solar vale a pena?
Sim, a energia solar vale muito a pena. Afinal, ela é uma fonte de energia limpa, sustentável e muito cômoda para abastecer a casa inteira ou a empresa.
Por mais que o investimento inicial seja alto (pois você precisa comprar as placas fotovoltaicas), ainda assim, é um sistema que se paga em pouco tempo. Estima-se que de 5 a 7 anos você já tenha energia praticamente de graça na sua casa. Afinal, esse é o tempo que as placas começarão a trabalhar a seu favor em prol de uma energia limpa e barata.
Quem tem energia solar deixa de pagar conta de luz?
Não. No entanto, dependendo de seu padrão de conexão, mono, bi ou trifásico e do consumo de energia, você terá uma redução de até 950% na conta de energia elétrica comum, que vem da rede. Afinal, a energia elétrica que vem da rede deve continuar ligada na sua casa, uma vez que a noite você precisará dela. As placas fotovoltaicas não geram energia à noite.
Mas não se preocupe. O que você paga, nesse caso, é apenas a taxa de disponibilidade da energia da rede e dependendo do estado o ICMS sobre a energia consumida fora da geração. Nada mais do que isso.
A energia solar é realmente muito eficiente e barata. Por isso, considere fazer esse investimento. No longo prazo, você terá uma economia enorme.