Ferramentas para um profissional de SEO

Ferramentas que um profissional de SEO precisa conhecer

Ser um profissional de SEO precisa ter conhecimento amplo não apenas das melhores técnicas de otimização de sites. Mas também, de gestão, organização e ferramentas. Afinal, cada processo e cada análise requer uma fonte de informação diferente.

Assim sendo, se você quer começar a trabalhar com SEO, veja a seguir algumas ferramentas indispensáveis para que você comece hoje mesmo a aprender!

Google Trends

O Google Trends é uma das ferramentas mais importantes para profissionais de SEO. Afinal, é com o Google Trends que será possível enxergar tendências de mercado e também de comportamento do consumidor.

Assim sendo, um profissional de SEO precisa conhecer os recursos do Google Trends para que o seu projeto tenha ainda mais performance. E para isso, explorar, navegar, fazer testes de filtros e encontrar tendências na ferramenta é um ótimo começo.

Com o Google Trends, você pode encontrar ideias de conteúdo para criar pautas no blog ou mesmo para criar vídeos para o YouTube. Inclusive, você pode cadastrar alertas e seguir determinados tópicos para saber quando as pessoas estão comentando sobre aquilo.

SimilarWeb

Já a ferramenta SimilarWeb é uma das alternativas grátis para você começar a analisar os sites da concorrência. Isto é, com o SimilarWeb você pode espionar os acessos de um site de maneira muito prática e rápida, com apenas um clique.

Basta copiar o endereço URL do site que você quer analisar, colocar no SimilarWeb e então você terá informações muito relevantes, como: tráfego do site, duração média da visita, principais origens de tráfego, palavras-chave que levam tráfego, etc.

O SimilarWeb tem a sua versão paga. No entanto, você encontra boas informações na versão grátis!

SemRush

Se você é ou pretende ser um profissional de SEO, então a ferramenta SemRush vai te ajudar muito e você precisa conhecê-la de perto. Afinal, com essa ferramenta você poderá fazer a gestão absolutamente completa de um website.

Analise backlinks, entenda as origens de tráfego, as palavras-chave mais importantes e também faça uma análise da sua concorrência. Com a SemRush, entender como dar o passo seguinte no projeto de SEO é mais fácil!

Ahrefs

Outra ótima ferramenta que você precisa conhecer e estudar é a Ahrefs. Ela e a SemRush concorrem em diversos aspectos, pois são bem parecidas em algumas coisas. Use Ahrefs para entender a sua concorrência, encontre novas lacunas de palavras-chave para preencher e muito mais.

Aproveite as dicas e se aprofunde na área!

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