Ser um profissional de SEO precisa ter conhecimento amplo não apenas das melhores técnicas de otimização de sites. Mas também, de gestão, organização e ferramentas. Afinal, cada processo e cada análise requer uma fonte de informação diferente.
Assim sendo, se você quer começar a trabalhar com SEO, veja a seguir algumas ferramentas indispensáveis para que você comece hoje mesmo a aprender!
Google Trends
O Google Trends é uma das ferramentas mais importantes para profissionais de SEO. Afinal, é com o Google Trends que será possível enxergar tendências de mercado e também de comportamento do consumidor.
Assim sendo, um profissional de SEO precisa conhecer os recursos do Google Trends para que o seu projeto tenha ainda mais performance. E para isso, explorar, navegar, fazer testes de filtros e encontrar tendências na ferramenta é um ótimo começo.
Com o Google Trends, você pode encontrar ideias de conteúdo para criar pautas no blog ou mesmo para criar vídeos para o YouTube. Inclusive, você pode cadastrar alertas e seguir determinados tópicos para saber quando as pessoas estão comentando sobre aquilo.
SimilarWeb
Já a ferramenta SimilarWeb é uma das alternativas grátis para você começar a analisar os sites da concorrência. Isto é, com o SimilarWeb você pode espionar os acessos de um site de maneira muito prática e rápida, com apenas um clique.
Basta copiar o endereço URL do site que você quer analisar, colocar no SimilarWeb e então você terá informações muito relevantes, como: tráfego do site, duração média da visita, principais origens de tráfego, palavras-chave que levam tráfego, etc.
O SimilarWeb tem a sua versão paga. No entanto, você encontra boas informações na versão grátis!
SemRush
Se você é ou pretende ser um profissional de SEO, então a ferramenta SemRush vai te ajudar muito e você precisa conhecê-la de perto. Afinal, com essa ferramenta você poderá fazer a gestão absolutamente completa de um website.
Analise backlinks, entenda as origens de tráfego, as palavras-chave mais importantes e também faça uma análise da sua concorrência. Com a SemRush, entender como dar o passo seguinte no projeto de SEO é mais fácil!
Ahrefs
Outra ótima ferramenta que você precisa conhecer e estudar é a Ahrefs. Ela e a SemRush concorrem em diversos aspectos, pois são bem parecidas em algumas coisas. Use Ahrefs para entender a sua concorrência, encontre novas lacunas de palavras-chave para preencher e muito mais.
Aproveite as dicas e se aprofunde na área!