Um transformador de potência pode ser requerido em uma série de sistemas elétricos que necessitam de uma conversão de tensão. Trata-se de um equipamento indispensável para o bom funcionamento de uma série de equipamentos e sistemas, uma vez que garante o desempenho, a segurança e a efetividade elétrica.
Saiba mais sobre esse transformador e entenda como ele funciona.
Como funciona um transformador de potencial?
Basicamente, um transformador de potencial funciona da seguinte forma:
- Primeiramente, há a aplicação de uma tensão alternada no chamado “enrolamento primário”. A partir do momento em que essa tensão começa a se elevar, é criado um campo magnético no núcleo do transformador, que varia e percorre o enrolamento secundário.
- À medida que essa variação do fluxo percorre o enrolamento, este induz uma corrente elétrica no condutor.
- O aumento da corrente no enrolamento primário provoca um aumento no fluxo magnético por meio do enrolamento secundário.
- Consequentemente, esse segundo enrolamento é induzido a uma tensão específica.
Sendo assim, um transformador de potencial tem, em seu princípio de funcionamento, o acoplamento eletromagnético entre os enrolamentos primário e secundário. Além disso, a transferência de energia elétrica também está na base desse funcionamento.
Desse modo, podemos dizer que os transformadores recebem uma tensão energética e a convertem para uma tensão mais alta ou mais baixa. O que difere se a tensão será elevada ou diminuída é, obviamente, o sistema no qual o transformador está instalado.
Além disso, a instalação precisa ser desenvolvida por profissionais qualificados, para que seja viável oferecer um sistema seguro e eficiente para os mais diversos equipamentos elétricos.
Considere isso e invista em mão de obra especializada na hora de fazer a instalação dos transformadores que a sua empresa ou estabelecimento precisa para o bom funcionamento.