Uma instalação elétrica de baixa tensão é ideal para vários tipos de projetos e necessidades energéticas. Ela é composta por um limite de Vcc/Vca e, portanto, é ideal para determinadas necessidades em um projeto elétrico elaborado por um especialista.
A seguir, entenda mais sobre o assunto.
O que é uma instalação elétrica de baixa tensão
Para saber o que é uma instalação elétrica de baixa tensão, basta analisar a sua potência. Ela é, basicamente, uma condição energética em um circuito que não precisa de uma tensão muito alta, a partir da análise de um eletricista especializado no assunto.
A instalação elétrica de baixa tensão possui corrente alternada igual ou inferior a 50-1000 Vca. Ou no caso da corrente contínua, pode ser de 120-1500 Vcc.
Isto é, há um limite de corrente para que os aparelhos conectados naquela energia não estraguem e funcionem de maneira adequada.
Onde pode ser usada a instalação elétrica de baixa tensão
A corrente elétrica de baixa tensão pode ser usada em absolutamente qualquer ambiente que necessite de uma energia de baixa tensão. Isto é, pode ser usada em residências, comércios, empresas e até mesmo alguns tipos de indústrias.
Afinal, o que vai fazer uma tensão ser mais alta ou mais baixa em uma rede, é a demanda dos equipamentos e a rotina energética do projeto. O eletricista deve estabelecer uma espécie de planta energética para entender como a corrente vai funcionar naquele circuito e, com base nisso, definir a tensão ideal para cada ambiente ou lugar.
Portanto, é muito importante contar com ajuda especializada na hora de elaborar uma instalação elétrica adequada e segura. Afinal, erros de tensão podem gerar panes e até mesmo problemas estruturais no ambiente, como incêndios ou perda de equipamentos industriais.
Além disso, é importante que os equipamentos sejam certificados pelo INMETRO e adequados para aquela corrente.