4 Critérios para Comparar Construtores de Websites

Tomar as primeiras decisões, para construir seu website profissional ou loja online, nem sempre são as mais acessíveis. Contudo, é importante considerar que essas decisões são das mais importantes que irá ter no início dessa sua caminhada enquanto empreendedor digital. Ora, a escolha do melhor software de construção de websites é uma dessas primeiras decisões cruciais. Porém, como é possível decidir qual dessas opções é a melhor?

Precisamente para tentar combater essa dificuldade que muitos empreendedores podem sentir, juntamos alguns critérios importantes que você deverá considerar. Além disso, poderá também acessar a comparativos de construtores de websites atualizados que, com certeza, poderão contribuir para que possa encontrar os pontos positivos e negativos de cada um. 

Desse jeito, fique agora conhecendo os critérios que deverá considerar, para que possa tomar a melhor decisão possível, relacionada com o software que irá utilizar para construir seu website ou loja E-commerce:  

  1. Entender as funcionalidades e recursos do software

Antes de escolher um software, deverá perceber com exatidão qual é a especificidade desse mesmo software. Ou seja, que tipo de aplicativos, plug-ins, templates e outros recursos você irá encontrar nesse software, ajudando a que você consiga chegar ao resultado final pretendido. Por exemplo, optar por construir uma loja online no Shopify faz sentido, pois esse software foi especialmente construído para que possa construir lojas online, tendo acesso a recursos especializados para isso mesmo. 

Desse jeito, é importante não só você recorrer a comparativos, como também perceber em revisões e opiniões de outros empreendedores digitais quais são os pontos fortes de cada um dos softwares. Além disso, e para que sua decisão seja ainda mais simples, deverá perceber que tipo de aplicativos ou funcionalidades vai querer adicionar em sua loja ou website profissionais. 

Tenha sempre em consideração os gostos, hábitos e interesses de seu público-alvo, pois só desse jeito perceberá o que é importante você incluir em seu negócio online. Felizmente, alguns dos melhores softwares já disponibilizam uma grande variedade de aplicativos, mas nesse processo de escolha todo o cuidado é pouco. 

  1. Entender que tipo de Planos existem 

Para iniciar do melhor jeito seu percurso, enquanto empreendedor digital, você deverá entender com exatidão qual é seu orçamento. Só assim conseguirá selecionar um plano que poderá ir de encontro com o que está necessitando. Ou seja, caso você não tenha um orçamento grande, optar por um software com um plano grátis poderá ser a melhor opção. No entanto, nesses casos, deverá entender que existe uma grande limitação de funcionalidades e recursos.

Por outro lado, se você quer até poder incluir alguns aplicativos em seu template base, com certeza que terá a possibilidade de poder avançar para um plano mensal pago. Logo, deverá perceber quais são os softwares que dão um maior custo/ benefício, sempre de acordo com o que você estará precisando. É importante notar que poderá evitar pagar por planos com custos mais elevados, caso saiba perfeitamente que ferramentas está necessitando. 

Desse modo, para que possa comparar softwares, em termos de custos, deverá perceber que tipo de ferramentas você terá, de acordo com aquilo que estará pagando. Por exemplo, saiba que existem agora alguns planos grátis que permitem que possa lançar seu website. Somando a isso, a maioria dos melhores softwares de construção do mundo permitem que você tenha um período experimental grátis, de forma a que você possa testar todas as funcionalidades e templates. 

  1. Liberdade criativa e suporte ao cliente

Quanto maior liberdade você terá para editar e personalizar seu website melhor. Enquanto que em alguns softwares você não terá grandes opções de editar o design ou até mesmo a exposição de suas páginas web, outros softwares mais “amistosos” e com vista para empreendedores mais iniciantes, permitem que você, sem qualquer tipo de conhecimento de programação ou código, consiga “arrastar e largar” conteúdos, tornando todo o processo muito simples e intuitivo, até para quem está construindo seu website pela primeira vez. 

De notar que, por estar construindo websites tendo um template como base, você deverá sim se preocupar em tornar seu website ou loja online única. Isso porque, caso não tenha esse trabalho, você correrá o risco de ter um website muito idêntico a um do seu concorrente direto, por exemplo. Em uma fase em que a concorrência está subindo muito, você deverá sempre buscar formas de conseguir se destacar. 

Para além disso, é importante não esquecer o tipo de acompanhamento que você em todas as fases do processo de sua construção de website ou loja. Porém, quanto maior for seu plano mensal para o software, por norma, mais atenção e acompanhamento você terá por parte desse mesmo software. No entanto, como irá conseguir concluir no comparativo, alguns dos melhores construtores de websites fazem questão de acompanhar até seus clientes de planos grátis. 

  1. Recursos para você gerar tráfego orgânico ou pago

Por último, e não menos importante, saiba que a construção de um website é apenas um dos passos que deverá ter em conta no início dessa sua jornada enquanto empreendedor digital. Isso porque, você para além de um website profissional, bem estruturado, bonito e responsivo, também deverá atentar aos recursos que os softwares apresentam para que você consiga estar gerando tráfego para seu website ou loja E-commerce.

No caso do WordPress, por exemplo, você terá vários plug-ins gratuitos de otimização de SEO, permitindo que você tenha dicas para maximizar suas boas práticas de SEO. Claramente que esse cuidado e exercício podem acabar levando a que você, de acordo com as palavras-chave que necessitar, tenha mais chances de rankear bem nos motores de busca. Para além disso, existem vários softwares, ou até mesmo aplicativos, que permitem que você possa criar “landing pages” e até listas de e-mails ou de “leads”. Tais recursos são muito importantes para que você consiga fidelizar seu cliente ou até mesmo construir uma relação potencialmente lucrativa com ele. Ou seja, todas essas componentes deverão ser avaliadas no momento em que está escolhendo qual é o melhor software de construção de websites para seu projeto ou negócio online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =